AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sábado, 22 de março de 2014

Portas abertas à leitura

Entramos na Semana da Leitura 2014 com a visita do famoso  ratinho Geronimo Stilton. Os alunos dos quintos anos, com a ajuda dos professores de Português prepararam algumas questões para ficaram a conhecer melhor alguns dos maiores segredos deste ratinho e aventuras com a Tea Stilton.   



Ao longo desta semana também recebemos na biblioteca da escola sede os alunos do JI e do 1ºciclo da EB Dr. Nuno Cordeiro Ferreira para uma ação de sensibilização de promoção da saúde oral com a leitura da história "O menino que detestava escovas dos dentes". No final da sessão, os alunos aprenderam uma canção e  foi-lhes oferecido um desenho com o kit de escovagem dos dentes do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral . 



Também assistimos a apresentação do livro "A menina que sabia usar o coração". 
Um conto infantil para grandes e pequenos que vai lembrar a todos como se usa o coração. Esta atividade foi realizada em colaboração com a APEAL.



Nesta semana também ocorreu a ida  de algumas turmas  da Professora de História e Geografia de Portugal, Isabel Louçã à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro para assistirem à sessão  intitulada "Canções de abril", onde foi realçada a importância da canção como veículo de denúncia, protesto e exaltação dos valores da liberdade, nos anos anteriores ao 25 de abril de 1974. Os alunos também tiveram a oportunidade de acompanhar muitas das canções da resistência com os vários instrumentos disponibilizados pela orientadora da atividade, Isabel Gonçalves.


Ainda foi promovido, em colaboração com o Professor  de Educação Moral e Religiosa Católica, Orlando Correia, uma conferência/debate intitulada "Escravatura hoje e ontem." com a presença do Padre Carlos Nunes (Missionário Comboniano) e que contou com a especial colaboração dos alunos da Professora Isabel Peres que apresentaram várias canções ao longo desta sessão.


Sem comentários:

Enviar um comentário