AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Lançamento do conto infantil "Espinafre, Batata Frita e o Coração" na EB1 Galinheiras

A Biblioteca escolar da EB1 Galinheiras foi hoje palco do lançamento do conto infantil "Espinafre, Batata Frita e o Coração" do Movimento 2020.

O Movimento 2020 é um projecto da Associação Portuguesa de Dietistas, com o objetivo de promover e implementar as boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável.
Em pleno séc. XXI, a literacia em saúde alimentar ainda escasseia na sociedade portuguesa. Muitos são os hábitos que devemos rever para inverter alguns indicadores preocupantes sobre o nosso estilo de vida. Sabendo da necessidade de implementar e promover boas práticas ligadas à sua alimentação, que contribuem para a nossa saúde e felicidade, a Associação Portuguesa de Dietistas lançou 20 desafios a todos os portugueses.
Com o Movimento 2020 pretendemos alcançar uma sociedade mais esclarecida e predisposta a adoptar os comportamentos que nos farão sentir melhor todos os dias."
                                                                                                                                          Fonte: Movimento 2020
No dia da Família o Movimento 2020 juntou-se a nós na comemoração do dia com o lançamento do seu novo conto.
Iniciou-se a sessão com o momento do conto onde os aluno puderam conhece-lo em primeira mão seguindo-se de um jogo onde os grandes intervenientes foram os alunos e as personagens principais foram o Sr. Espinafres e o Sr. Batata Frita.
Ora vejam como foi.
Conheçam um pouco melhor esta ação e o conto de que falamos.

" No dia em que comemora 1 ano, o Movimento 2020 pretende reunir as famílias em torno da temática da alimentação. O Dia Internacional da Família celebra-se no mês do Coração e, por isso, este conto fala daimportância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares, sensibilizando as crianças para este tema, numa linguagem que as mesmas conseguem compreender.
espinafre batata frita coracao capa Conhece aqui o livro.
Intitulado "Espinafre, Batata-Frita e o Coração", destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos. A prevalência de hipertensão arterial e dislipidémias, nas quais se encontram hipercolesterolémia (níveis de colesterol no sangue elevados) e hipertrigliceridémia (valores de triglicéridos elevados), são uma tendência crescente nas crianças portuguesas destas idades.
Por isso, é importante ajudar os pais na tarefa de ensinar a importância da escolha dos alimentos certos. Apesar de grande parte da alimentação dos mais novos estar nesta fase nas mãos dos seus educadores e da escola que frequentam, a verdade é que serão os adultos de amanhã, pelo que é importante a formação desde cedo no que respeita a uma alimentação variada, aliada a escolhas e estilo de vida saudáveis."
                                                                                                                        Fonte: Movimento 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário