AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Hoje viveu-se um dia diferente no AEAL!

Toda a comunidade escolar se reuniu na EB 2.3 do Alto do Lumiar em torno do tema dos afetos, sensibilizando todos para a importância dos afetos no nosso dia-a-dia.Uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar em conjunto com os vários parceiros. 

A manhã dividiu-se em três grandes momentos: 
  • primeiro momento consistiu em trabalho de reflexão sobre o tema, em sala de aula e a entrega de um postal com uma mensagem ao destinatário;
  • segundo  momento destacou-se com a receção dos nossos convidados e parceiros na biblioteca. Após um pequeno beberete e oferta de uma bolacha coração, seguiram para as turmas com o respetivo professor para abordarem, de acordo com o seu trabalho, o tema dos afetos (ex. PSP, PM, APAV, ISCTE, ARAL, CAF, CDCA, Associação de Pais, Proteção Civil, Museu Cosme Damião e uma jovem escritora Maria Francisca Gama);

  • momento foi no exterior-palco, ficando marcado com a colocação de cada afeto de cada aluno num "Medidor de Afetos", apresentações de músicas; danças e  um convidado especial, o coreógrafo Vasco Alves!! Plantaram-se flores, construiu-se uma Árvore, leu-se cartas de Tarot, muitos cartazes embelezaram as paredes da nossa escola e pediram-se beijinhos, sorrisos, abraços... Este dia também ficou marcado com a presença de todos os finalistas do 1ºciclo e com a oferta de um original marcador de livros. 









Obrigado a todos aqueles, que todos os dias fazem a diferença e colocam a sua alma naquilo em que acreditam!

Sem comentários:

Enviar um comentário