AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 28 de março de 2016

CAMPANHA - "E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?"


Quando?
6 de abril de 2016.

Para quem?
Escolas e público em geral de todo o país.

Onde?
O projeto “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” é de âmbito nacional.

Como?

Na primeira aula do dia 6 de Abril, com o respetivo professor (e outros eventualmente), todas as escolas aderentes dinamizarão simultaneamente uma sessão com a visualização de um vídeo e já estão disponibilizados no site alguns materiais de apoio.






Objetivo

Esta atividade tem por o objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso de os receber de forma respeitadora e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral de Educação, o Alto Comissariado para as Migrações, o Conselho Nacional de Juventude e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.


A campanha “E se fosse eu?” é inspirada no projeto “What’s In My Bag?” desenvolvido pelo International Rescue Comitee em colaboração com o fotógrafo Tyler Jump que fotografou um grupo de refugiados que chegou à ilha de Lesbos (Grécia) – uma mãe, uma criança, um adolescente, uma família, um farmacêutico e um artista.

























Pela sua importância e relevo no contexto atual, apela-se às escolas para aderirem a esta iniciativa fazendo a inscrição prévia no portal da DGE, para efeitos estatísticos, em http://area.dge.mec.pt/eu_participo .

Sem comentários:

Enviar um comentário