AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ação de Sensibilização - "Violência no namoro"

Tendo em vista a prevenção da violência, o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, convidou/solicitou a PSP-Escola Segura para uma ação de sensibilização, junto dos nossos alunos do 9.ºano e dos dois cursos vocacionais, uma iniciativa do NIOC - Núcleo de Intervenção e Otimização Comportamental.

Hoje aconteceu na Biblioteca da Escola sede do Agrupamento, a ação de sensibilização, dirigida aos alunos dos Cursos Vocacionais.


A necessidade desta ação prendeu-se com o facto de constatarmos (através das relações de proximidade dos docentes, técnicos e auxiliares, com os alunos) que os nossos jovens estão e são expostos, frequentemente, a manifestações de violência, nomeadamente à violência nas relações de namoro. A tolerância dos jovens face a este fenómeno, as crenças normativas e estereótipos de género que legitimam e potenciam a violência, devem ser transformadas.


Procuramos com esta ação promover a adoção de comportamentos não violentos nas relações, procurando diminuir a probabilidade de os jovens se tornarem agressores ou vítimas.

Pretendemos, em parceria com a PSP - Escola Segura, que nos ajudem a aprofundar a consciência crítica de cada aluno relativamente às desigualdades, à violência em geral e à violência nas relações entre homens e mulheres, em particular.

Estamos muito focados em criar, junto dos nossos jovens, condições para o envolvimento ativo dos/as jovens na sensibilização dos seus pares e das suas comunidades relativamente a estes temas. 

A próxima ação será dirigida aos alunos do 9º ano de escolaridade, no dia 30 de maio, pelas 10h. 
Contamos contigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário