AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Programa Escritores e Leitores

A Presidência da República convida as escolas de todo o país a participarem no Programa Escritores e Leitores no Palácio de Belém, que decorrerá ao longo dos 2.º e 3.º períodos letivos.

O programa destina-se a suscitar encontros de entre leitores dos vários níveis de escolaridade com escritores, cujas obras se encontram recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, e ainda a proporcionar aos participantes a possibilidade de visitarem os jardins do Palácio de Belém e o Museu da Presidência da República. Cada sessão terá a duração total de cerca de duas horas (uma hora para o encontro e outra para as visitas).

Quando a agenda o permita, poderá haver lugar a um breve convívio de Sua Excelência o Presidente da República com os participantes neste programa.

Cada escola poderá inscrever uma ou duas turmas do mesmo ano de escolaridade. A fim de assegurar verdadeiro significado aos encontros, o professor responsável deve assumir o compromisso de promover com os seus alunos a leitura prévia de pelo menos uma das obras do autor e a preparação de questões a colocar na sessão.

A inscrição no programa será feita na ficha (anexa) e remetida para a Presidência da República até ao dia 15 de dezembro de 2016. As escolas que forem selecionadas para comparecer neste ano letivo receberão uma mensagem de confirmação. A organização da deslocação e o encargo com o transporte dos alunos deverão ser assegurados pela escola.






Sem comentários:

Enviar um comentário