AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DIA DE REIS

O DIA DE REIS é celebrado anualmente a 6 de Janeiro.
Por norma, o Dia de Reis é celebrado na noite de 5 para 6 de Janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.

Tradições do Dia de Reis:
Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três magos do oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de Janeiro. Os três Reis Magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, incenso, mirra e ouro.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas, bolo-rei, pão-de-lo, rabanadas, sonhos, entre outras iguarias de Natal.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao dia de Reis.






No dia seguinte ao Dia de Reis as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário