AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Museu São Roque

Ano Letivo de 2017-2018

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO


Desenhar a cidade. Exercícios sobre urbanismo e arquitetura. A atividade parte dos conceitos de arquitetura e de urbanismo que são trabalhados em grupo através de um exercício de desconstrução de palavras. Uma vez discutidos os conceitos, passa-se para a análise do real, questionando a cidade, os bairros, as ruas e os edifícios que nos rodeiam. A dialética entre função e forma assume protagonismo neste debate.
Vamos conhecer o Oriente em São RoqueO núcleo de arte oriental do museu e a viagem de São Francisco Xavier ao Oriente representada num conjunto de vinte telas da sacristia da igreja, servem de mote para trabalhar, através de um jogo de equipa, temas relacionados com a história da expansão portuguesa.
Pelos Sentidos do barrocoO acervo da Igreja e do Museu de São Roque proporciona uma experiência sensorial do barroco. Através de um conjunto de exercícios de perceção do espaço com recurso aos diferentes sentidos, os jovens experimentam sensações que lhes permitem perceber melhor o Barroco. As formas, volumes, cores, brilhos e sons do barroco tornam-se, assim, mais próximos e mais fáceis de compreender.

SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL


O Padre António Vieira e o Barroco em São RoqueA Igreja e o Museu de São Roque são testemunhos ímpares do Barroco em Portugal e estão profundamente associados ao Padre António Vieira, figura determinante da cultura europeia barroca que adquire protagonismo nesta visita.
Ser Bibliotecário por um diaO objetivo essencial desta atividade é incentivar os jovens para a descoberta do livro e da leitura. A metodologia de trabalho inclui uma parte expositiva e exercícios práticos, de reflexão em grupo, em que se exploram questões como "A minha experiência na biblioteca", "o que faz um bibliotecário", "a biblioteca do futuro", "a importância da biblioteca na minha vida".
Paiaçu ou Pai Grande. Encenação dos sermões do Padre António Viera na Igreja do São RoquePara alguns autores contemporâneos o Padre António Vieira ("Paiaçú" ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. No magnífico enquadramento da Igreja de São Roque, o ator João Grosso acompanhado musicalmente pela voz melódica de Sílvia Filipe encarna esta figura maior da cultura ocidental.
Tempos de Poesia. Poetas em São RoqueProjeto que pretende partilhar a obra literária de autores portugueses e fomentar o gosto pela poesia, dando a conhecer, ao mesmo tempo, a história da Companhia de Jesus e o acervo da Igreja e do Museu de São Roque. Sophia de Melo Breyner, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Marquesa de Alorna estarão na igreja e no museu a receber os jovens.
Visitas guiadas temáticas à Igreja e Museu de São RoqueArte portuguesa: Maneirismo e Barroco
Companhia de Jesus: História e Arte
Reforma Protestante e Contra-reforma

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO


 Personagens animadas. Histórias transformadas
As personagens das obras de arte do Museu de São Roque adquirem vida e transformam-se em heróis e heroínas de histórias animadas, concebidas pelas crianças. Nesta atividade exploram-se técnicas simples de animação.
Vamos conhecer a Capela de São João BatistaAs crianças são convidadas a imaginar Portugal no século XVIII, época em que foi construída a Capela de São João Batista, uma encomenda de D. João V. A diversidade cromática das pedras que revestem a capela, a exuberância do ouro utilizado para bordar os paramentos, o esplendor das peças de ourivesaria, são elementos únicos que as crianças vão descobrir através de jogos que vão realizar em grupo.
Pelos Sentidos do BarrocoO acervo da Igreja e do Museu de São Roque proporciona uma experiência sensorial do barroco. Através de um conjunto de exercícios de perceção do espaço com recurso aos diferentes sentidos, os jovens experimentam sensações que lhes permitem perceber melhor o Barroco. As formas, volumes, cores, brilhos e sons do barroco tornam-se, assim, mais próximos e mais fáceis de compreender.
A Peste em São Roque As quatro tábuas pintadas da vida e lenda de São Roque transportam as crianças para um universo do final da Idade Média, permitindo introduzir o tema da Peste. Como seria viver nesse tempo e tratar este problema? Hoje em dia existem outras epidemias igualmente devastadoras, como podemos controlá-las?
D. Leonor, a Princesa PerfeitíssimaTeatro de marionetas que conta a história de uma princesa que se tornou rainha e que mostra Portugal na transição do século XV para o século XVI. No final, a rainha convida o grupo a visitar o museu para descobrir o seu retrato. 

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 


Há animais no museu As crianças percorrem o museu à descoberta dos animais que se escondem nas obras de arte. Cada um destes animais tem uma história para contar que serve de base para trabalhar com as crianças temas como a amizade, as estações do ano, as viagens, entre outros.
O que nos dizem as cores? O que é a cor? E a luz? Quais são as cores primárias? E as secundárias? Como se obtêm as diferentes cores? A que sensações associamos cada cor? E a que tipo de sons? Existem cores mais e menos importantes? Quentes e frias? Alegres e tristes? Estas são algumas questões a explorar nesta atividade que parte do acervo de pintura do museu e da sua paleta multicolor. 
Letras habitadasNo Arquivo Histórico da SCML existem muitas letras habitadas. São as capitulares dos livros. As crianças irão fazer uma viagem no tempo para conhecer a evolução da escrita e dos materiais de escrita e vão habitar a letra inicial do seu nome com objetos, figuras, pessoas e animais que os caracterizem ou lhes sejam particularmente caros.
Personagens animadas. Histórias transformadas As personagens das obras de arte do Museu de São Roque adquirem vida e transformam-se em heróis e heroínas de histórias animadas, concebidas pelas crianças. Nesta atividade exploram-se técnicas simples de animação.
Vamos conhecer a Capela de São João Batista As crianças são convidadas a imaginar Portugal no século XVIII, época em que foi construída a Capela de São João Batista, uma encomenda de D. João V. A diversidade cromática das pedras que revestem a capela, a exuberância do ouro utilizado para bordar os paramentos, o esplendor das peças de ourivesaria, são elementos únicos que as crianças vão descobrir através de jogos que vão realizar em grupo.
D. Leonor, a Princesa PerfeitíssimaTeatro de marionetas que conta a história de uma princesa que se tornou rainha e que mostra Portugal na transição do século XV para o século XVI. No final, a rainha convida o grupo a visitar o museu para descobrir o seu retrato.
A brincar construímos o passadoAtividade que pretende dar a conhecer de uma forma participativa e divertida a Capela de São João Batista da Igreja de São Roque e as suas coleções de ourivesaria e têxteis que se encontram expostas no museu. As crianças terão oportunidade de construir peças inspiradas nesta coleção utilizando materiais recicláveis.

PRÉ-ESCOLAR


Há animais no museu As crianças percorrem o museu à descoberta dos animais que se escondem nas obras de arte. Cada um destes animais tem uma história para contar que serve de base para trabalhar com as crianças temas como a amizade, as estações do ano, as viagens, entre outros.
Uma história coloridaUm teatro de sombras, uma história com muitas cores e as obras de arte do museu servem de mote para trabalhar a cor: como se obtêm as cores secundárias a partir das cores primárias, que sensações associamos a cada cor.
Perlimpimpim, os livros são assimA Perlimpimpim, a boneca Pipoca e o palhaço Totó levam na sua mala de viagens histórias, contos, poesias, canções e lengalengas que partilham com as crianças, com recurso a experiências sensoriais e atividades de expressão musical, dramática e corporal. Esta atividade pode ser feita na escola.
D. Leonor, a Princesa PerfeitíssimaTeatro de marionetas que conta a história de uma princesa que se tornou rainha e que mostra Portugal na transição do século XV para o século XVI. No final, a rainha convida o grupo a visitar o museu para descobrir o seu retrato



Sem comentários:

Enviar um comentário