AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Visita de estudo virtual a bibliotecas digitais

Através deste breve roteiro de exploração, esperamos que os alunos se sintam curiosos e com vontade de conhecer as várias Bibliotecas Digitais que têm ao seu dispor. E que as mesmas contribuam para enriquecer as suas aprendizagens e a sua educação! Raíz Editora
1. BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
 
Dicas de pesquisa
· Consulta os itens apresentados no início da página.
· Observa as instituições apresentadas.
· Vê os itens acrescentados recentemente e os destaques.
· Experimenta pesquisar algum conteúdo, utilizando a caixa «Pesquisar» e seguindo as indicações de pesquisa. Descobriste o que procuravas?
· Inclui este endereço nos teus favoritos, pois ser-te-á útil, certamente, em futuros trabalhos.


2. BIBLIOTECA CAMÕES


·Faz uma pesquisa por tema, em «Explorar por temas»: pesquisa, num tema que te interesse, e descarrega um livro que queiras ler.
·Experimenta, agora, «Explorar por autor»: pesquisa um dos autores que já conheces e descarrega, para leres, uma obra sua. Podes, por exemplo, descarregar a obra Os Maias, de Eça de Queirós, copiando-a para o teu computador e imprimindo-a, depois. Ou, da mesma forma, descarregar a obra A Sereiazinha, de Hans Christian Andersen. Neste caso, ambas as obras permitem leitura, impressão e cópia.
·Comodamente, podes consultar histórias virtuais, pequenos textos, contos, etc.
·Inclui este endereço nos teus favoritos, pois poderá ser-te útil em futuros trabalhos.

3. BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL 
Dicas de pesquisa
·No barra cinzenta à esquerda, clica em «autor» e verifica a existência de livros de autores que já estudaste. Por exemplo, se procurares Eça de Queirós, encontrarás, entre outras, uma edição de 1888 da obra Os Maias.
· Além de edições de várias obras, encontras também cópias de muitos documentos, como, por exemplo, uma cópia da partitura original de A Portuguesa, de finais do século XIX, ou cópias de retratos representando o 1.º rei de Portugal…

 4. BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS
Dicas de pesquisa
· Escolhe a faixa etária que te interessa numa das estrelas do lado esquerdo.
· Observa os livros apresentados e escolhe aqueles que gostarias de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário