AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALTO DO LUMIAR -Lisboa-

“Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial para o indivíduo que quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Neste contexto a Biblioteca Escolar é central no processo educativo.”

José Calixto - A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação, Lisboa: Editorial Caminho, 1996, p.86(Caminho da Educação nº2)

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

I JORNADAS INTERNACIONAIS DO PENSAMENTO EMOCIONAL

Na passada 6ªfeira, dia 2 de fevereiro, realizaram-se as  
   I Jornadas Internacionais do pensamento Emocional -  
 Olhares diversos em Educação, no ISCTE-IUL.  


Estas primeiras jornadas promovidas pelo Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Direção Geral de Educação, Junta de Freguesia do Lumiar, ISCTE-IUL e a Associação EducAccíon, visam promover o pensamento emocional e refletir sobre os afetos e as suas implicações na educação e a influência do método, apresentando diversos olhares sobre os processamentos do constructo de cada individuo e a sua relação com os outros, face às suas áreas de investigação, conhecimento e prática para o sucesso educativo e social. 


Este momento tem o propósito de estimular nos professores, encarregados de educação, psicólogos, tutores, técnicos e comunidade em geral, uma forma de reaver o melhor de si mesmo e o impacto positivo nas idiossincrasias do sistema educativo, para que as aprendizagens sejam significativas, potenciando o talento, as capacidades, os conhecimento e criatividade dos alunos na sua afirmação do “EU”.

Visou ainda, a partilha de experiências sobre a importância e a influência do método de pensamento emocional para a motivação e envolvimento de todos, como fator promotor do sucesso educativo e social. Contribuindo para o incremento de processos de decisão e intervenção através da implementação de metodologias ativas nas escolas e nas salas de aulas, aplicando novas estratégias pedagógicas e a alteração de crenças por parte dos agentes e atores educativos.

Para saber mais sobre o programa e oradores https://pensamentoemocional.pt/

Guilherme d'Oliveira Martins 

 Ana Peinado
As chaves para educar com Inteligência Emocional

Sem comentários:

Enviar um comentário